Texto por: João Pedro Fiúza
Arte por: Alma
A morte de Virgil Abloh no último mês chocou o mundo. O estilista de apenas 41 anos lutava privadamente contra um tipo raro de câncer no coração.
Virgil nasceu em 30 de setembro de 1980, na cidade de Rockford, Illinois. Filho de pais ganeses, Virgil teve seu primeiro contato com a moda ainda na infância, devido a sua mãe que era costureira e ensinou o ofício ao filho.
Apesar de ser majoritariamente conhecido pelos seus trabalhos como estilista, Virgil era um gênio multifacetado. Estilista, Diretor criativo, Designer gráfico, DJ, Autor, Engenheiro Civil e Arquiteto. Foi durante o período em que cursava seu mestrado em Arquitetura, pelo Instituto de Tecnologia de Illinois, que surgiu o interesse pela moda. Durante o período em que estudava no Instituto, um prédio desenhado por Rem Koolhas (renomado arquiteto que projetou o Prada Epicenter, em Nova York) estava sendo construído no campus, o qual Virgil diz que "atraiu seu interesse e abriu as portas para o mundo da moda".
Após se formar, Virgil conheceu Kanye West em uma gráfica de Chicago enquanto trabalhava em um de seus projetos. Naquele dia, se iniciava uma amizade e parceria de negócios que renderia vários frutos e se estenderia por mais de uma década.
No ano de 2007, o rapper contratou Virgil para ajudá-lo a concretizar suas ambições além do mundo musical. Em 2009, Ye lançou sua collab com a Louis Vuitton e levou Virgil a vários desfiles de moda na Europa. Na época, a moda streetwear ainda não existia, mas o assunto em jantares após os desfiles era sempre o mesmo: "A moda está estagnada. Precisamos de inovação. Qual será a próxima tendência?". E a partir disso Virgil começou a desenvolver suas ideias.
Em um desses jantares, Virgil e Kanye conheceram uma professora de moda chamada Louise Wilson e decidiram que queriam aprender da maneira certa, mesmo que soubessem mais que os alunos regulares. Desta forma, os dois entraram em uma espécie de programa de estágio na grife italiana Fendi, onde trabalhavam 8 horas por dia e recebiam 500 dólares por mês, como qualquer outro funcionário.
Nesse período, Kanye já estava trabalhando nas gravações do lendário álbum My Beautiful Dark Twisted Fantasy e ambos foram pro Havaí para finalizá-lo logo após a conclusão do programa.
No ano seguinte, Virgil assumiu o papel de diretor criativo da DONDA, agência de Kanye West. Nesse período, fez parte do processo criativo da capa de dois álbuns de Kanye, My Beautiful Dark Twisted Fantasy e Watch the Throne. Na agência, Virgil conheceu os designers Matthew Williams (Alyx e Givenchy) e Justin Saunders (JJJJound). Mais tarde os três viriam a formar o coletivo de DJ's Been Trill, juntamente com o também designer Heron Preston e a jogadora de futebol Florencia Galarza. O coletivo já abriu shows de A$AP Rocky e Kanye West.
Virgil deu início a sua primeira marca, Pyrex Vision (nome que quase rendeu processos da fabricante de vidros) no ano de 2012, de forma não intencional. De acordo com o próprio Virgil, as peças eram mais artísticas e seriam usadas apenas pra filmagem de um curta, onde ele queria expressar a ideia de um time sem esporte nenhum. Assim, Virgil comprou algumas camisas de flanela da Ralph Lauren por 40 dólares, estampou a palavra Pyrex e o número 23 (em homenagem ao seu herói de infância, Michael Jordan) nas costas e vendeu as peças por 550 dólares, um valor quase 14x maior que o original.
No ano seguinte, Virgil encerrou as operações da Pyrex Vision e fundou a mundialmente famosa Off-White, grife que uniu o high fashion ao streetwear, bem como a arte e a música.
Em 2017, Virgil uniu forças com a Nike para a criação da Nike The Ten; Uma coleção de 10 tênis históricos da Nike com o seu próprio toque criativo. As silhuetas com o famoso lacre de segurança fizeram com que Virgil e a Off-White se tornassem uma febre mundial. Ele ainda viria a colaborar novamente com a marca para a criação da coleção Mon Amour, com inspiração no futebol. Virgil também participou de outras colaborações notáveis, como: Converse, Levi's, Champion, NBA, Timberland, Möet & Chandon, Nigo, Heron Preston, Jacob & Co., AWGE, Kith, Moncler, Jimmy Choo, Takashi Murakami, Rimowa, Mercedes-Benz e até mesmo a rede de supermercados sueca Ikea.
Em 2018, Virgil se tornou o primeiro homem negro a assumir o cargo de diretor artístico de uma das maiores grifes de luxo do mundo, a Louis Vuitton.
Em julho de 2020, Virgil anunciou a criação de um fundo estudantil de 1 milhão de dólares para apoiar a próxima geração de lideranças negras na indústria da moda. Um de seus últimos desejos em vida foi que o desfile da coleção de Primavera/Verão 2022 da Louis Vuitton fosse mantido mesmo com sua morte. Vários artistas compareceram ao desfile em sua homenagem, entre eles Kanye West, Pharrell Williams, Kid Cudi, Rihanna, A$AP Rocky e muitos outros. A perda de um gênio como Virgil é gigantesca, mas o legado que ele deixa para as próximas gerações é imensurável. Obrigado por tudo, Virgil.™
Comments