Texto por: Vinícius Pereira
Arte por: Nestor Visuals
O gênero mais ouvido do Brasil, o sertanejo, passou por várias mudanças até se tornar o que é hoje. E a história de dois jovens migrantes, Milionário e José Rico, foi fundamental nessa popularização.
A dupla, sempre muito carismática e divertida, conquistou fãs em todo o Brasil, protagonizando encontros inusitados; desde uma breve carreira no cinema, até uma partida de futebol com Neymar!
O encontro de José Alves dos Santos, o José Rico, e Romeu Januário de Matos, o Milionário, parecia inevitável. Ambos saíram de seus estados rumo a São Paulo com um objetivo comum: o sonho de ser artista.
Sem nunca terem conseguido formar um par de sucesso até se conhecerem, trabalharam e fizeram amizade no serviço braçal, até poderem transformar o sertanejo para sempre.
Vendendo mais de 40 milhões de discos, vivenciaram as eras do vinil e do VHS. Com um estilo caricato, popularizaram-se na música caipira usando elementos das músicas gaúcha, mexicana, paraguaia e cigana, além de instrumentos novos, como harpas, trompetes e acordeons.
Embora não tenham estourado em seu primeiro disco, Milionário & José Rico, volume 01 (1970), sempre foram queridos pelas gravadoras, devido à facilidade em gravar em estúdio, evitando regravações. Consolidaram-se de vez com o disco Ilusão Perdida (1975) e, pouco depois, ganharam o apelido de "gargantas de ouro do Brasil".
Em 1977, a dupla se perpetuou na eternidade da música caipira e popular brasileira, com o hit Estrada da Vida, que foi a música sertaneja mais tocada da década, falando sobre o ciclo da vida de um cidadão vencido pelo cansaço. Em uma década marcada pelo rock, a dupla e seu público, invisíveis para a grande mídia, pavimentaram o caminho para um dos gêneros mais populares do país.
Para além do sucesso musical, a faixa rendeu um filme do renomado Nelson Pereira dos Santos, militante do PCB e diretor do filme Rio 40 Graus. Estrelado pelos próprios músicos, contando um pouco das suas histórias, foi aclamado no festival de cinema de Brasília e visto em 15 países.
"Não acho que Estrada da vida seja um filme regional, e nem que a música sertaneja representa somente o migrante que vive em São Paulo. Ela faz parte do cotidiano de alguns milhões de brasileiros, e mesmo de párias de outros países que vêm à cidade grande à procura de trabalho." Nelson Pereira, em entrevista ao Jornal do Brasil.
O filme deu origem a um dos intercâmbios mais inusitados da música, pois resultou na ida da dupla para a República Popular da China, a convite do próprio governo chinês. Enquanto isso, o Brasil receberia a Orquestra Filarmônica de Pequim, marcando a reabertura pós-ditadura no Brasil, em 1986.
A visita ainda rendeu a música Mensagem de Amor, agradecendo a hospitalidade chinesa e exaltando a amizade entre os trabalhadores de lá e daqui. Muitas vezes, compara-se o sertanejo com uma música folclórica, pelas músicas "em prosa". No início, geralmente possuía ritmo lento, uma letra narrada, forte sincretismo e aspectos regionais, retratando parte da vida no interior do país.
Com o tempo, misturou-se com outros gêneros e foi ganhando mais complexidade, contando histórias de amizades, como em Chico Mineiro, de Tonico e Tinoco, ou sobre a vida e a solidão no campo, como em Majestade, o Sabiá, de Roberta Miranda, além de inúmeras histórias de amor e desilusão.
Associada a trabalhadores rurais, migrantes e caminhoneiros, as produções caipiras eram vistas em sua origem como brutas, sem complexidade ou intelectualidade e, muitas vezes, ignoradas pela elite. Foi necessário o reconhecimento internacional, com a popularidade de Milionário e José Rico, para que fossem colocados na prateleira da MPB.
A partir dessa dupla, instaurou-se uma grande era para os sonhadores!
Como a Suspeito funciona? 🕵🏾
A Suspeito é um projeto totalmente independente. Todos os custos de produção, hospedagem do site e afins são tirados de nossos bolsos. Em tempos de pandemia e crise econômica, nossas finanças estão mais apertadas e, por isso, precisamos da ajuda de quem consome e curte nossas produções.
Se você tem o desejo de ajudar a manter o site em pé e, no futuro, expandir nosso repertório de produção, clique aqui e doe qualquer valor que você achar justo e viável para nos apoiar. Com isso, poderemos manter nossas luzes acesas para continuar produzindo conteúdos com liberdade e qualidade!
Desde já, gratidão,
Equipe Suspeito.
Comments